sexta-feira, junho 20, 2014

Lagunas Altiplânicas: variações sobre um mesmo tema

Quem aprendeu na escola que não há água no deserto vai ter que desaprender tudo quando for ao Atacama. 
Além das águas quentinhas das Termas de Puritama, que recebeu o primeiro  lugar no nosso ranking pessoal de passeios atacamenhos, há também uma boa quantidade águas salgadas nos lagos e salares espalhados pelo deserto mais alto, mais frio e mais árido do mundo.
Visitar o altiplano e conhecer os lagos azuis a mais de 4.200m de altitude é um dos passeios clássicos oferecidos aos turistas em San Pedro de Atacama. 
Conosco foi assim: na manhã seguinte à noite em que vimos o espetacular nascer da lua cheia por trás vulcão El Toco, do ladinho do famoso do Licancabur, saímos para o nosso último dia de passeio pelo deserto, com guia e motorista só pra nós.

Fotos: Ana Oliveira

No caminho, paramos em Socaire, uma pequena comunidade pré hispânica, com campos verdinhos de milho e quinua, um engenhoso sistema de irrigação e uma igreja à beira da estrada.


Fotos: Carmem Almeida

A programação prometia a visita aos lagos de Miscanti e Miñiques, mas nossa guia preferiu nos levar ao Salar de Águas Calientes e à Laguna Tuyaito. O motivo? Bem, ela nos disse que achava esses lugares mais bonitos e, além do mais, havia menos concorrência... na verdade, tivemos os dois só pra nós.
Contornamos o salar, fomos até a Tuyaito, andamos pelas suas margens e voltamos a Águas Calientes pra almoçar num cantinho abrigado do vento, de frente pro salar e com direito à companhia de uma enorme família  de vicunhas.
Peguei lá no site de San Pedro de Atacama esse mapa que mostra bem o nosso itinerário nesse dia:


Embora não tenhamos visto Miscanti e Miñiques, aprovamos a mudança do roteiro e demos a  Águas Calientes e Tuyaito o segundo lugar na nossa listinha de passeios preferidos.
Veja aí se não temos razão:

Laguna Tuyaito
Foto: Ana Oliveira

Salar de Águas Calientes
Foto: Ana Oliveira

Vicunhas no Salar de Águas Calientes
Foto: Ana Oliveira

2 comentários:

  1. Que fotos belíssimas!

    ( o atraso nos comentários deveu-se ao fato de eu não mais estar recebendo notificações de novos posts...) #help

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    Vou verificar o que está acontecendo com as notificações. 😱

    ResponderExcluir