terça-feira, setembro 26, 2006

Torquato Neto, o Anjo Torto

Cogito
q
eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível
q
eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes
nesta hora
q
eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim
q
eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranqüilamente
todas as horas do fim.
(Torquato Neto)

Essa homenagem ao Anjo Torto deve ser creditada a Chico César, autor da escultura que abre essa "conversa".

A pequena estátua foi feita usando tampas metálicas de copinhos de água mineral. Enquanto participava ativamente da mesa de debates Profissão músico: individualismo ou cooperativismo, Chico confeccionava a escultura.

No final do debate, pedi o "troféu". Ganhei.

Já veio com nome: Torquato Neto.


Quis conhecer um pouco mais Torquato. Encontrei muita informação. Gostei e reparto com outros curiosos as que mais me impressionaram:

www.torquatoneto.com.br

http://www.revista.agulha.nom.br/castel19.html

Lembrei-me também que Chico fazia alguma referência a Torquato em uma de suas músicas. Ei-la:

Nato
(Chico César e Tata Fernandes)

um poeta nato
filho da ralé
um torquato neto
parte da turquia
para qualquer parte
parte o coração
e faz dos estilhaços arte
e faz das fibras de aço som
pois é
é de certa forma
o que faço
um punk inexato
rato de porão
uma inezita barroso
cantando luar do sertão
certamente é
a fé o felátio
o mel o melaço
o cangaço e o "om"
pois é
é de certa forma
o que faço
o ser tão vai vir amar
amar vai revirar o ser tao

2 comentários:

  1. Sempre achei que tinha um pouco da deprê da Clarice, agora achei a minha versão masculina!! não é ruim é real!! porfavor não me comparo a nenhum dos dois gênios mas a burrice das nossas deprês!!

    ResponderExcluir
  2. Vim aqui conferir. Lindo o Torquato! rs... Beijos!

    ResponderExcluir